Arquitetura de Software - Funcional
Um projeto deve começar sempre com idéias e estas idéias podem e devem evoluir ao longo do projeto sempre voltados aos desejos dos clientes.
Um projeto pode depender das características de seus concorrentes para que este seja competitivo e possa salientar os seus diferenciais e competências.
Ajudamos a definir, de um ponto de vista funcional, cada necessidade de seus clientes e ajudá-los a criar um software que surpreenda as expectativas através de nossa expertise em entender as necessidades do usuário.
Para solucionar todas as necessidades e anseios de seus clientes a solução de Arquitetura de Software Funcional o auxiliará a definir, testar e a entregar estas expectativas.
A Arquitetura de Software Funcional não é um código final, é uma descrição ou modelo de como resolver o problema dos seus clientes, que pode ser usada em muitas situações diferentes, ou seja, define o como devemos tratar a necessidade proposta por estes clientes.
Para este entendimento conhecido como Design Paterns (Padrões de Projeto), nossa equipe de colaboradores desenvolvem as melhores práticas de software em relação ao que o cliente deseja, espera e entende como solução a uma necessidade.
Os Padrões de Projeto normalmente definem as relações e interações entre o que se deseja e o que se entrega de um software ou projeto.
Um padrão de projeto define:
Escopo (Problema / Solução) |
Envolve estabelecer o que será criado e o que se deseja solucionar e as formas para que se obtenha resultado esperado. |
Riscos do projeto |
Estabelece riscos pertinentes a criação, execução e demais fatores que impactam o resultado final do projeto. |
Equipe necessária |
Escolhe as competências da equipe e as suas características técnicas envolvidas. |
Estimativas |
Determina-se quando e quanto tempo o projeto dispenderá e o tempo para ser finalizado. Deve-se definir as partes componentes para se estimar prazos. |
Entregáveis |
O que se pretende entregar e a sua correta divisão de ações para entregas parciais e consistentes. |
Agenda de eventos (auditorias, entregas, reuniões, acompanhamento, etc) |
Ciclo de reuniões de alinhamento que nortearão as entregas e evolução do projeto. |
Dependências |
Partes ou elementos externos que influenciarão o software ou projeto. Devem ser elencadas para que se prevejam ações para mitigá-las. |
Metas |
Define marcadores ou funcionalidades a serem atingidas. A equipe deve estabelecer estes marcadores de forma consistente e atingíveis levando em conta o escopo proposto. |
Responsabilidades |
Definir quem será responsável pelos entregáveis. Define-se pessoas e equipes. |
Cronograma com milestones |
Criação do produto final de um projeto: Sua compreensão em formato "Linha do Tempo" com todos os entregáveis e metas para cumpri-las. |
Fases desta Validação:
- Diagnosticar e Avaliar - Entendemos as necessidades dos clientes ou do projeto e sugerimos as características globais de como a aplicação deve se comportar.
- Definir Requisitos - Nesta fase a partir do diagnóstico e avaliação criamos os requisitos gerais do projeto e definimos os recursos e tempos necessários.
- Requisitos Funcionais e de Teste - Quando definidos os requisitos gerais partimos para a fragmentação em requisitos menores e mais específicos da solução bem como os testes necessários para avaliar se o software responde a expectativa do cliente.
- Desenvolvimento Assistido e Direcionado - Neste momento de projeto executamos testes conceituais onde validamos se os requisitos cliente foram atendidos nos desenvolvimentos executados. Validamos e homologamos cada entrega individualmente e o contexto geral ao final de todas as entregas.
- Entrega ao Cliente e Homologação - Ao final, realizamos e dirigimos a entrega da solução ao cliente, avaliamos os resultados do que foi desenvolvido e levantamos os pontos de melhoria para novas versões. Este processo garante que todos os resultados foram atendidos e que o cliente está satisfeito com o que foi desenvolvido.
Comparativo de Soluções de Software:
A grande maioria das soluções de mercado tem concorrentes que atendem necessidades e problemas muito parecidos e alinhados com os anseios de seus clientes.
Ser um diferencial para o mercado e demonstrar seus atrativos é a chave para alcançar mercados existentes e conquistar clientes que já possuem uma destas soluções.
A Quallis através de processos de avaliação únicos realiza projetos de comparação entre produtos e softwares levantando pontos fortes entre seu produto, os produtos existentes e entrega a sua equipe de requisitos uma avaliação 360º entre seu produto e de seus concorrentes.
Esta avaliação garante que o produto possa ser desenvolvido para mercados competitivos e que a adesão de seu produto seja mais adequada e direcionada.
A avaliação 360º da Quallis engloba:
Similaridade |
O quão igual seu produto é ao de seus concorrentes. |
Design |
Seu produto é atrativo? Ele tem uma navegação inteligente e fácil? |
Inteligibilidade |
Quanto o usuário pode compreender o produto e usá-lo com facilidade sem necessidade de manuais. |
Apreensibilidade |
Identifica a facilidade de aprendizado do sistema para os seus potenciais usuários. |
Operacionalidade |
É como o software facilita a sua operação por parte do usuário, incluindo a maneira como ele tolera erros de operação. |
Atratividade |
Envolve características que possam atrair um potencial usuário para o software, o que pode incluir desde a adequação das informações prestadas para o usuário até os requintes visuais utilizados na sua interface gráfica. |
Comportamento em Relação ao Tempo |
Avalia se os tempos de resposta (ou de processamento) estão dentro das especificações. |
Utilização de Recursos |
Mede tanto os recursos consumidos quanto a capacidade do sistema em utilizar os recursos disponíveis para realizar algo que foi proposto. |
Estabilidade |
Avalia a capacidade do software de evitar efeitos colaterais decorrentes de modificações introduzidas para ajuste ou melhoria do software. |
Adaptabilidade |
Representando a capacidade do software ser a adaptar a diferentes ambientes sem a necessidade de ações adicionais (configurações). |
Regras de negócios |
Entende-se de todo o conjunto de processos internos da ferramenta capazes de em um processamento apresentar quaisquer resultados lógicos ao usuário. |
Operação sistêmica / técnica |
Entende-se dos recursos terceiros ao core da ferramenta, capazes de interagir diretamente no resultado de um processamento. |
WAI (Web Acessibility Initiative) |
Faz parte da W3C, visando a acessibilidade da solução à pessoas portadoras de necessidades especiais. |